quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Escola de Pedras de Maria da Cruz (MG) mobiliza comunidade em combate ao Aedes aegypti

Escola Conceição Almeida Silva aderiu à campanha Zika Zero
A Escola Municipal Conceição Almeida Silva, localizada no município mineiro de Pedras de Maria da Cruz, aderiu à campanha lançada pelo Ministério da Educação para combater o mosquito Aedes aegypti e as doenças que ele provoca. No dia 19 de fevereiro, dia de mobilização nacional da educação pelo combate ao Aedes aegypti, professores, funcionários da unidade de ensino, alunos e a comunidade local participaram de atividades de conscientização sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito.

Ações de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti
contaram com a participação dos estudantes da EM Conceição
Almeida Silva
Promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Pedras de Maria da Cruz, as ações da campanha contra o Aedes aegypti incluíram oficinas e trabalhos desenvolvidos em sala de aula, bem como passeatas para mobilizar a comunidade. Durante as atividades, foram fornecidas orientações sobre as formas de prevenção dos focos que causam a proliferação do mosquito, além de esclarecimentos sobre dengue, chikungunya e zika. 



Alunos confeccionaram cartazes e promoveram passeata pela
cidade
A inspetora escolar Wilma Melo e Silva, representante da Secretaria Municipal de Educação, destacou a importância da sensibilização promovida por meio da campanha. “Através da sala de aula podemos também manter informada a juventude, as crianças, e elas levam para dentro de casa uma nova atitude. A maioria dos focos é encontrada nos domicílios, o que nos faz refletir sobre a responsabilidade do cidadão em inspecionar o quintal e a laje, verificar se a caixa d’água está coberta, eliminar todas as possibilidades do mosquito depositar os ovos”, ressaltou.

Zika Zero

Com a campanha Zika Zero, o Ministério da Educação pretende usar a abrangência das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença. Reforçada no início das aulas, a campanha de conscientização e orientação para o combate aos criadouros do mosquito vai continuar durante todo o ano nas redes educacionais do país. Saiba mais sobre a campanha Zika Zero.

Campanha de volta às aulas

Além de promover o combate ao Aedes aegypti, a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC) orienta os mobilizadores a incentivarem, nesse período de volta às aulas, a interação entre familiares e educadores para a melhoria do aproveitamento do ensino. Leia mais sobre a Campanha de Volta às Aulas e participe!

Nenhum comentário: