segunda-feira, 28 de março de 2016

ESSOR divulga relatório de atividades de Mobilização Social pela Educação

Rodas de diálogo com as famílias foram algumas das ações
desenvolvidas pela ESSOR em 2015
A Associação de Solidariedade Internacional – ESSOR, parceira do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC) desde 2012, divulgou relatório sobre as ações desenvolvidas com o objetivo de incentivar a participação das famílias e da comunidade na educação durante o ano de 2015, nos estados da Paraíba e do Ceará. As atividades envolveram, principalmente, o fortalecimento das ações dos Comitês de Mobilização das cidades de Patos e Maturéia (PB) e de Várzea Alegre e Granjeiro (CE).

Mobilização da comunidade promovida pelo Projeto Movendo
Cidadania em Várzea Alegre (CE)
Entre as ações, o relatório destaca a construção de agenda conjunta entre os Comitês e diversos segmentos sociais, como escolas, secretarias, entidades religiosas e associações comunitárias. Também é ressaltada a atuação dos Projetos Movendo Cidadania – na Paraíba e no Ceará – e Atores pela Cidadania – em João Pessoa (PB) –, executados pela ESSOR com o apoio da Ação Social Diocesana de Patos (ASDP), da Associação Comunitária de Várzea Alegre (ACOMVA), do Centro Popular De Cultura E Comunicação (CPCC) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

“Esse foi um ano de muitas ações que mobilizaram as famílias em diversos formatos a partir dos Projetos Movendo Cidadania (Paraíba e Ceará) e Atores da Cidadania (João Pessoa/PB) e parcerias locais nessas regiões: rodas de diálogos, encontros nas escolas com as famílias, ciclo de formação, mobilizações comunitárias, seminários municipais e regionais, eventos comemorativos relacionados aos direitos da criança e do adolescente e datas festivas”, apontou o documento.

Ação da UMEC em Patos (PB)
Também teve destaque no relatório a atuação da Unidade Móvel de Educação para a Cidadania (UMEC). De acordo com o documento, 5.927 pessoas foram mobilizadas pela UMEC, que promoveu contato com as famílias e com a comunidade escolar por meio de atividades de caráter educativo e sociopolítico, que incentivaram a conscientização da população sobre os seus direitos, especialmente com relação à educação.


Acesse o Relatório Anual das ações de Mobilização Social pela Educação na Paraíba e Ceará elaborado pela ESSOR e conheça mais ações realizadas pela Associação em 2015.

Nenhum comentário: