terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Interação família-escola-comunidade é incentivada em municípios goianos

Com o apoio de gestores escolares, lideranças religiosas e secretários municipais de Educação, a mobilizadora e missionária capelã Elisabete Rosa Pereira tem se empenhado em divulgar a Mobilização Social pela Educação em Anápolis e outros municípios goianos. Por meio de palestras direcionadas às famílias, educadores e religiosos, a voluntária tem buscado promover a conscientização de pais e responsáveis sobre a importância da sua participação no cotidiano escolar para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Ouro Verde de Goiás (GO)

Mães de alunos receberam exemplares da cartilha na CMEI
Profa. Benedita Gomes dos Santos, em Ouro Verde de Goiás
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Benedita Gomes dos Santos, em Ouro Verde de Goiás, realizou, no dia 2 de dezembro do ano anterior, atividade com o objetivo de apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos a mães e familiares de alunos da unidade de ensino. A ação foi organizada em conjunto pela mobilizadora Elisabete e a secretária municipal de Educação de Ouro Verde, Rossana Elias dos Santos.

Segundo Elisabete Pereira, a atividade foi bem-sucedida. “De acordo com a opinião do público presente, a apresentação do PMSE foi oportuna e favorável, tendo sido recebida com adesão das mães”, afirmou. Além da cartilha e do PMSE, a palestra abordou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Mobilizadora Elisabete conduz palestra sobre interação
família-escola na EM Raio de Luar
Evento semelhante foi realizado em setembro, na Escola Municipal Raio de Luar, também em Ouro Verde de Goiás, com o apoio da gestora da instituição de ensino, Sirlene Pereira Gomes. Na oportunidade, estiveram presentes, além dos familiares de alunos, gestores e coordenadores escolares.

“Os resultados da atividade foram tão benéficos que, em novembro, foi possível apresentar palestra motivacional para os docentes e promover reunião com os pais para a continuidade do planejamento já iniciado”, informou Elisabete.

Anápolis (GO)

Em Anápolis, as ações de mobilização que já vinham sendo desenvolvidas ao longo do ano de 2014 foram reforçadas no dia 4 de novembro, com o encontro realizado no Colégio Estadual Jad Salomão. Promovido em parceria com a gestora do Colégio, Clarissa Cousim, o evento reuniu professores e coordenadores da unidade de ensino e familiares de estudantes.

Encontro com familiares e educadores no Colégio Estadual
Jad Salomão, em Anápolis
Entre os temas abordados, a mobilizadora Elisabete enfatizou em sua exposição a importância da participação das famílias e do incentivo para um diálogo proficiente entre familiares e gestores escolares. A palestra foi realizada durante a reunião para entrega de boletins e a participação dos pais surpreendeu a voluntária.

“A gestão da escola reservou poucos assentos prevendo a participação de poucos pais. No entanto, foi surpreendente a chegada de outros mais, ainda que não fosse para retirada de boletim, mas com o interesse de assistir à palestra. Foram distribuídos exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e a interatividade dos pais demonstrou a necessidade que eles também têm de serem ouvidos”, relatou.

Inhumas (GO)

Apresentação do PMSE durante o Seminário de Capelania
Escolar em Inhumas 
A Mobilização Social pela Educação foi tema de exposição durante o Seminário de Capelania Escolar realizado na Igreja do Evangelho Quadrangular em Inhumas (GO), no dia 25 de outubro do ano anterior. Na ocasião, a mobilizadora e missionária capelã Elisabete Pereira apresentou as estratégias, metas e o histórico do PMSE e, nas palavras da mobilizadora, “a importância da participação da igreja num discurso não proselitista e de diálogo inter-religioso, respeitando as diferenças e desigualdades num ambiente de pluralidade e diversidade”.

A atividade contou com a participação de professores de ensino religioso da cidade, presentes a convite da Secretaria Municipal de Educação. A realização da palestra recebeu o apoio do pastor Marcos Santana, da Igreja Presbiteriana Solar Park, e da secretária de Educação de Inhumas, Luiza Rodrigues Rabelo.

Apresentação do PMSE na Assembleia de Deus de Sobradinho (DF)

Mobilizadora Elisabete apresentou a Mobilização pela Educação
na Assembleia de Deus, em Sobradinho (DF)
Além dos municípios goianos, a mobilizadora Elisabete Pereira divulgou o Plano de Mobilização e a importância do incentivo à interação família-escola-comunidade na região administrativa de Sobradinho, no Distrito Federal. Assim como em Inhumas, também foi sediado na cidade Seminário de Capelania Escolar, realizado na Igreja Assembleia de Deus local, que incluiu em sua programação palestra sobre os objetivos e o histórico do PMSE.

Realizada em 18 de outubro de 2014, a exposição sobre a Mobilização Social pela Educação no Seminário contou com a presença de pastores e futuros capelães de Sobradinho e de Planaltina, cidade vizinha. A atividade foi promovida com o apoio do pastor Samuel Soares, líder das Assembleias de Deus da região de Sobradinho.

Nenhum comentário: